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Resumo comparativo entre ônibus urbanos elétricos e a diesel:

Eficiência e Custo Operacional

Ônibus Elétricos: Consomem cerca de 1,26 kWh por quilômetro, o que equivale a uma eficiência energética cerca de quatro vezes maior do que a dos ônibus a diesel. Esse menor consumo de energia se traduz em custos operacionais mais baixos a longo prazo​ (The Equation)​​ (Clean Mobility Shift)​.

Ônibus a Diesel: Consomem cerca de 2 a 3 km por litro de diesel. Embora o custo inicial seja menor, os custos operacionais tendem a ser mais altos devido ao preço do combustível e à menor eficiência​ (The Equation)​​ (Clean Mobility Shift)​.

Emissões de Gases de Efeito Estufa

Ônibus Elétricos: Apresentam emissões de gases de efeito estufa até 90% menores em regiões com matrizes energéticas limpas. Mesmo em áreas com matrizes menos limpas, as emissões ainda são significativamente menores comparadas às dos ônibus a diesel​ (The Equation)​​ (Clean Mobility Shift)​.

Ônibus a Diesel: Têm emissões altas de CO2 e outros poluentes, contribuindo significativamente para a poluição do ar urbano e as mudanças climáticas​ (The Equation)​​ (SpringerLink)​.

Custos de Manutenção

Ônibus Elétricos: Têm menos partes móveis e sistemas menos complexos, resultando em custos de manutenção mais baixos. A ausência de um motor de combustão interna reduz a necessidade de manutenção frequente e complexa​ (The Equation)​.

Ônibus a Diesel: Requerem manutenção mais frequente e complexa devido ao motor de combustão interna e aos sistemas associados​ (The Equation)​.

Impacto Ambiental

Ônibus Elétricos: Não emitem poluentes locais, o que melhora a qualidade do ar nas cidades. São especialmente benéficos em áreas densamente povoadas, onde a poluição do ar é um problema crítico​ (The Equation)​​ (SpringerLink)​.

Ônibus a Diesel: Contribuem significativamente para a poluição do ar e têm um impacto ambiental negativo devido às altas emissões de poluentes​ (The Equation)​​ (SpringerLink)​.

Incentivos e Políticas

Muitas regiões estão adotando políticas para incentivar a adoção de ônibus elétricos, oferecendo subsídios e incentivos financeiros para a aquisição e instalação de infraestrutura de carregamento​ (Clean Mobility Shift)​.

Conclusão

Os ônibus elétricos, apesar de terem um custo inicial mais alto, são mais econômicos e ambientalmente responsáveis a longo prazo. Eles oferecem menores custos operacionais e de manutenção, além de um impacto ambiental reduzido, o que os torna uma escolha viável para muitas cidades em transição para frotas mais sustentáveis​ (SpringerLink)​​ (Clean Mobility Shift)​.

Esses estudos destacam os benefícios econômicos, ambientais e de eficiência dos ônibus elétricos em comparação com os ônibus a diesel, indicando uma tendência crescente na adoção de veículos elétricos para transporte público urbano.